07/06/2016

Quero morar nos Estados Unidos. O que fazer ?






“Quero morar nos Estados Unidos. O que fazer?”


Meu nome é Carol Mendes, moro nos Estados Unidos há 4 anos e, assim como a Kécia, também tenho um blog sobre a vida por aqui, chamado Descobri a América (www.descobriaamerica.com). A Kécia me convidou para escrever um post para vocês, queridos leitores dela, e logo aceitei. Então o assunto que vamos abordar hoje é relacionado a um desejo muito freqüente de muitos de vocês e também dos leitores do meu blog: “Quero morar nos Estados Unidos. O que fazer?”

Eu sei o que vocês estão sentindo. Estive no Brasil há poucos meses e não reconheci o país que deixei há alguns anos. Família, amigos… todos enfrentando algum tipo de dificuldade. Sei que em virtude dessa crise enfrentada por aí, muitos brasileiros estão inseguros e desanimados, e começam a pensar em se mudar — a qualquer custo. Mas será que dá pra fazer assim? Será que dá pra vir para os Estados Unidos no susto, na louca, sem planejamento? Não, gente; não dá. Se você quer vir pra cá e nem sabe por onde começar, precisa fazer um planejamento básico para não entrar numa fria depois.

Dicas:

-- Tente vir pelo menos uma vez antes, seja como turista, estudante ou trabalhador temporário. Passe uns dias ou mesmo uma temporada aqui, e sinta como é o país, a cultura, as pessoas, o clima. Você tem que ter certeza que gosta dos EUA antes de pensar em morar definitivamente.

-- Informe-se sobre possibilidades de visto para vir de forma legal. O site da Embaixada Americana (https://br.usembassy.gov/pt/vistos/) elenca incontáveis possibilidades, mas você tem que ser paciente e ler todos, um por um. Se ainda assim achar que na sua situação atual você não se encaixa naqueles tipos de visto oferecidos pela Embaixada, anote os requisitos dos tipos de visto que mais se aproximam da sua situação e trabalhe para consegui-los num futuro próximo. “Ah, Carol, mas o meu problema maior é que tenho filhos e não sei como posso levá-los”, você me fala. E eu te respondo que é possível levar os seus filhos e marido ou esposa sim, e é no site da Embaixada mesmo você vai encontrar essas respostas.
-- Procure saber como funciona o sistema de saúde (aqui tudo custa muito caro, mesmo com plano de saúde, e não tem nada de graça como há o SUS no Brasil), quanto uma família costuma gastar por mês para viver (leia o nosso postGastos com Alimentação nos EUA - http://descobriaamerica.com/2016/04/gastos-com-alimentacao-nos-estados-unidos para ter uma idea), se você conseguirá se aposentar por aqui (tem que pensar no futuro, não apenas no presente!), como funcionam as escolas e se seus filhos poderão frequentá-las, etc. Sabia que nos EUA não temos creche gratuita? Sabia que escola pública e gratuita só quando a criança completa 5 anos de idade? Sabia que não existe universidade gratuita? Pois é.

-- Não venha com uma mão na frente e outra atrás; guarde dinheiro, pois o começo pode ser difícil.

-- Tente aprender inglês ainda no Brasil, pois chegando aqui você vai precisar se comunicar.

-- Para morar fora do Brasil, tem que saber lidar com saudade, pois não é NADA fácil ficar longe de família e amigos de longa data.

-- Tem que ter cabeça e coração abertos para choques culturais e ser adaptável a mudanças, não achando que o que se faz no Brasil é o certo e o que se faz na América é errado — e vice-versa. São mundos diferentes e você tem que estar aberto a entender e aceitar isso, sem julgamentos. Você tem que estar disposto a “renascer”, aprender do zero, começar de novo… pois uma vez aqui, você vai MUDAR — para melhor, pois a tendência é você amadurecer e crescer como ser humano, contanto que se mantenha humilde e não se ache melhor que ninguém.

Mudar de país é uma decisão muito importante da qual você só tem a real dimensão quando chega aqui. Então, faça a sua parte e se assegure de que seja feito um mapeamento e planejamento antes de pisar em solo estrangeiro.

Eu sei que são muitos os detalhes a serem considerados, mas vai valer a pena. Para ajudar nessa decisão, eu e a Kécia tentamos passar para vocês nos blogs como é a vida por aqui e, sempre que possível, responderemos às perguntas que surgirem.

Para saber mais sobre a minha experiência e conhecer mais dicas, convido vocês a visitarem o blog Descobri a América (www.descobriaamerica.com). Nos vemos por lá!

Um beijo grande,

Carol (Descobri a América)

Facebook: Descobri a América (http://www.facebook.com/descobriaamerica)
Instagram: @descobriaamerica (http://www.instagram.com/descobriaamerica)
Blog: Descobri a América (www.descobriaamerica.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...